Sobre

O Centro de Cultura Colegiense, idealizado pelo escritor Ron Perlim, iniciou-se no ano de 2017 em um grupo de Whatsapp. Foram convidados para fazerem parte dele Rosimeire Matias de Souza, Adriano da Silva Ribeiro, Rôndone Ferreira e José Nunes de Oliveira (Nhenety), índio da tribo Kariri-Xocó. Discutíamos como deveria ser o Ceculc, seu estatuto e as ações culturais que deveriam ser adotadas. Reuníamos na Escola Estadual Firmo de Castro e, posteriormente, na Escola Santa Terezinha. Finda as discussões e com a entrada de mais membros, aprovamos o estatuto da associação que foi registrada no Cartório do Único Ofício de Porto Real do Colégio sob o nº 557, fl. 126, do livro A, do Registro de Pessoas Jurídicas em 22 de setembro de 2021. A pandemia da Covid-19 imobilizou as atividades do Ceculc e ficamos todo o período sem nos reunirmos presencialmente para traçarmos o nosso calendário anual de atividades. Tentamos, em algumas reuniões on-line, mas estas foram insuficientes. Então, que tem feito o Ceculc pela cultura colegiense? A primeira ação efetiva, quando o grupo ainda estava em formação, foi se opor a tentativa destruição do coreto, ocorrida no ano de 2019. Outra ação afirmativa, foi a participação dos membros do Centro de Cultura Colegiense na 1º Festa Literária de Propriá, ocorrida nos dias 10 e 11 de 2022.

CAPÍTULO II

DOS OBJETIVOS

Art. 4º – São objetivos do Centro de Cultura Colegiense:

I – Pensar, refletir, produzir e socializar os conhecimentos e as contribuições acerca da relação entre as várias modalidades e manifestações culturais;

II – Funcionar como atividade paralela e complementar a formação de seus membros;

III – Enriquecer e aprofundar as questões teórico-metodológicas da pesquisa e produção cultural;

IV – Oferecer aos participantes momentos específicos de reflexão e sistematização de conhecimentos;

V – Elaborar projetos de extensão que apoiem as metas traçadas;

VI – Publicar, sob forma impressa ou digital, a produção dos membros do grupo;

VII – Elaborar, pelo menos, um artigo a cada semestre;

VIII – Organizar eventos, palestras e vídeos que possam socializar a produção do grupo;

IX – Participar, através de seus membros, de eventos científico-cultural, de preferência com apresentação de trabalhos – pelo menos um evento nacional, um regional e um local a cada ano.

Comentários